ROTEIRO DE ATIVIDADES 04/04/2020 à
08/04/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Unidade Temática ou Objeto do Conhecimento: Números/ Fração
e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão,
razão(porcentagem, razão entre as partes de um todo e probabilidade) e
operador.
Habilidades: ( EF07MA05)Ler, interpretar e resolver um
mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
Competência: Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho.
Leia o texto e observe os
exemplos :
RAZÃO:
Razão é a relação existente entre duas grandezas e é
representada por uma fração ou divisão. Lembrando que grandeza é tudo aquilo
que podemos contar ou medir ou seja: Tempo, objetos, velocidade, temperatura,
altura, idade, etc..
Exemplo1: A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45
anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
Resposta: A razão é: 30 = 2 Lembrando que 30 virou 2 porque foi dividido por 15 e 45 virou 3
45 3
porque também foi dividido por 15
Exemplo 2: Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e
300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?
Resposta: A razão é: 250 : 50 =
5 ou 5 : 6
onde se lê 5 para 6
300 :
50 6
Exemplo3: Observe a imagem abaixo e escreva
a razão do número de meninos para meninas
que estão na fila seguindo a professora:
Resposta: 2 ou 2 : 3 onde se lê 2 para 3
3
Exemplo 4: Imagina que a figura abaixo seja
a sala de um cinema e as cadeiras pretas
são as ocupadas. Qual a razão entre as cadeiras ocupadas e o total de cadeiras
da sala?
Resposta: 17
ou 17 : 70
onde se lê 17 para 70
70
Escalas: É uma razão entre o que está
representado no desenho e o que se tem na realidade.
Sendo: comprimento no desenho
Comprimento real correspondente
Exemplo 5 :
Um determinado mapa do estado de
São Paulo tem a escala de 1: 40000000 ou seja para cada 1 centímetro no mapa corresponde a
40.000.000 milhões de centímetros no
comprimento real. Descubra qual será o tamanho real da distancia de 3
centímetros medidos neste mapa.
Resposta
: 40.000.000 x 3
= 120.000.000 centímetros se 1metro = 100cm então a distancia em metro
é igual à 1.200.000 metros e se 1
quilometro tem 1000 metros a distancia em quilômetros será 1.200 Km
ATIVIDADES:
1-Maria tem 24 anos e seu pai tem 44 anos .
Qual a razão entre a idades de Maria em relação ao seu pai?
2-Em um campeonato de basquete a equipe do
7º ano E marcou 120 pontos e a equipe do
7º ano F marcou 180 pontos. Qual a razão
entre os pontos da equipe do 7ºE e a do 7ºF?
3- Observe novamente a imagem abaixo e
responda
a)Qual a razão entre o número de alunos
ruivos para o total de alunos?
b) Qual a razão entre o número de alunos
que estão utilizando algum item da cor vermelha para o total de alunos?
c) Qual a razão entre o número de pessoas
que estão utilizando mochila nas costas para o total de pessoas na imagem?
d) Determinado mapa do Brasil foi
construído através da escala 1: 250000000. Qual será a distancia real deste
mapa se for medido 6 centímetros no mapa?
e)Para fazer brigadeiro Camila utiliza a
receita : 1 lata de leite condensado, 10 colheres de chocolate em pó, 2
colheres de margarina. Sabendo que Camila vai utilizar 4 latas de leite
condensado, quantas colheres de margarina serão necessárias? E qual a razão
entre o numero de latas de leite condensado para colheres de margarina?
Referências :
Aula do CMSP e TV Educação.
Caderno do aluno de Matemática
Registros feitos durante as aulas
presenciais
Currículo Paulista
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