quinta-feira, 7 de maio de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADE 3


ROTEIRO DE ATIVIDADES 04/04/2020 à 08/04/2020

Professora :  Marinês Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Unidade Temática ou Objeto do Conhecimento: Números/ Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão(porcentagem, razão entre as partes de um todo e probabilidade) e operador.
Habilidades: ( EF07MA05)Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
 Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Leia o texto e  observe os exemplos :

RAZÃO:
Razão é a relação existente entre duas grandezas e é representada por uma fração ou divisão. Lembrando que grandeza é tudo aquilo que podemos contar ou medir ou seja: Tempo, objetos, velocidade, temperatura, altura, idade, etc..

Exemplo1: A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
Resposta: A razão é: 30  =   Lembrando que 30 virou 2 porque foi dividido por 15 e  45 virou 3 
                                   45     3 
porque também foi dividido por 15

Exemplo 2: Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

Resposta: A razão é:    250 : 50 =   5     ou   5 : 6  onde se lê  5 para 6
                                        300 : 50      6


Exemplo3: Observe a imagem abaixo e escreva a razão do número de meninos para meninas  que estão na fila seguindo a professora:
       


Resposta:  2   ou   2 : 3 onde se lê 2 para 3
                    3

Exemplo 4: Imagina que a figura abaixo seja a sala de um cinema e as  cadeiras pretas são as ocupadas. Qual a razão entre as cadeiras ocupadas e o total de cadeiras da sala?

Resposta:       17    ou   17 :  70   onde se lê  17 para 70
                        70

Escalas: É uma razão entre o que está representado no desenho e o que se tem na realidade.

Sendo:                  comprimento no desenho

                         Comprimento real  correspondente

Exemplo 5 :  Um  determinado mapa do estado de São Paulo tem a  escala  de 1: 40000000 ou seja  para cada 1 centímetro no mapa corresponde a 40.000.000 milhões de centímetros  no comprimento real. Descubra qual será o tamanho real da distancia de 3 centímetros medidos neste mapa.
 Resposta  :    40.000.000 x  3  =  120.000.000 centímetros   se  1metro = 100cm então a distancia em metro é igual à 1.200.000 metros  e se 1 quilometro tem 1000 metros a distancia em quilômetros será 1.200 Km


Exemplo 7: Assistir ao vídeo :  https://www.youtube.com/watch?v=MlpfXdvG_04


ATIVIDADES:

1-Maria tem 24 anos e seu pai tem 44 anos . Qual a razão entre a idades de Maria em relação ao seu pai?

2-Em um campeonato de basquete a equipe do 7º ano E marcou  120 pontos e a equipe do 7º ano F  marcou 180 pontos. Qual a razão entre os pontos da equipe do 7ºE e a do 7ºF?


3- Observe novamente a imagem abaixo e responda


a)Qual a razão entre o número de alunos ruivos para o total de alunos?

b) Qual a razão entre o número de alunos que estão utilizando algum item da cor vermelha para o total de alunos?

c) Qual a razão entre o número de pessoas que estão utilizando mochila nas costas para o total de pessoas na imagem?

d) Determinado mapa do Brasil foi construído através da escala 1: 250000000. Qual será a distancia real deste mapa se for medido 6 centímetros no mapa?

e)Para fazer brigadeiro Camila utiliza a receita : 1 lata de leite condensado, 10 colheres de chocolate em pó, 2 colheres de margarina. Sabendo que Camila vai utilizar 4 latas de leite condensado, quantas colheres de margarina serão necessárias? E qual a razão entre o numero de latas de leite condensado para colheres de margarina?

Referências :

Aula do CMSP e TV Educação.
Caderno do aluno de Matemática
Registros feitos durante as aulas presenciais
Currículo Paulista


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