quinta-feira, 14 de maio de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADE 4


ROTEIRO DE ATIVIDADES 11/05/2020 à 15/05/2020

Professora :  Marinês Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Unidade Temática ou Objeto do Conhecimento: Números/ Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão(porcentagem, razão entre as partes de um todo e probabilidade) e operador.
Habilidades: ( EF07MA05)Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
 Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Assista aos vídeos indicados, leia o texto,  observe os exemplos e depois resolva as atividades :

Assistir ao vídeo: 7º ano do EF II - MA

Segue o endereço eletrônico : https://www.youtube.com/watch?v=NQ20i1eOQic

Assistir ao vídeo: 53 - O conceito de probabilidade – Matemática

Segue o endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=duFLCbyg_Q0
PROBABILIDADE: Está associada à chance de determinado evento acontecer. Encontramos a probabilidade realizando a divisão entre o número de eventos favoráveis  pelo resultados possíveis.
Exemplo 1:  Em uma gaveta há cinco camisas com as cores azul, amarela, verde, vermelha e lilás. Qual a probabilidade de você pegar uma camiseta verde?
Resposta= 1: 5 ou 0,2 ou em porcentagem 0,2 x 100 = 20%

Exemplo2: Em um sorteio de números, foram colocadas numa caixa bolinhas numeradas de 1 a 60. Qual a chance de no primeiro sorteio ser escolhida uma bolinha com um número primo?
Resposta: Número primo é o número que somente da para dividir  exatamente  por 1 e por ele mesmo . Veja os números primos entre 1 e 60:
2,3,4,5,7,11,13,17,19,23,29,31,37,41,43,47,53 e 59
Total de resultado possível= 60
Total de eventos favoráveis = 18
18:60 = 0,3 ou em porcentagem 0,3 x 100 = 30%

Exemplo 3: No lançamento de duas moedas , qual é o numero total de possibilidades de resultados e qual é a probabilidade de obtermos  duas coroas?
1º moeda= 2 possibilidades cara e coroa
2º moeda= 2 possibilidade cara e coroa
Logo o total de possibilidades é: 2 x 2 = 4 
(cara,cara) (cara,coroa) (coroa,cara) (coroa,coroa)= 1:4 = 0,25 ou 0,25 x 100 = 25%


Atividades:
1-No lançamento de dois dados, qual é o número total de possibilidades de resultados e qual é a probabilidade de obtermos soma igual a 8?
a)( ) 36 e 5%
b)( ) 36 e 14%
c)( ) 6 e 5%
d)( ) 5 e 6%
e)( ) 36 e 6%

2-No lançamento de um dado não viciado, qual é a probabilidade de obtermos um número maior que 4?
a)( )1:2
b)( )1:3
c)( )1:4
d)( )1:5
e)( )1:6
3- Eliza comprou um pacote de balas de diversos sabores, e observou que havia 6 balas sabor morango, 5 sabor abacaxi, 10 sabor uva, 3 sabor cereja. Se Eliza pegar ao acaso uma bala, qual a probabilidade de ser escolhida uma bala sabor cereja?



Aula do CMSP e TV Educação.
Caderno do aluno de Matemática
Registros feitos durante as aulas presenciais
Currículo Paulista

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