ROTEIRO DE ATIVIDADES 11/05/2020 à
15/05/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Unidade Temática ou Objeto do Conhecimento: Números/ Fração
e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão,
razão(porcentagem, razão entre as partes de um todo e probabilidade) e
operador.
Habilidades: ( EF07MA05)Ler, interpretar e resolver um
mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
Competência: Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho.
Assista aos vídeos indicados, leia o texto, observe os exemplos e depois resolva as
atividades :
Assistir ao vídeo: 7º ano do EF II - MA
Segue o endereço eletrônico : https://www.youtube.com/watch?v=NQ20i1eOQic
Assistir
ao vídeo: 53 - O conceito de probabilidade – Matemática
Segue o endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=duFLCbyg_Q0
PROBABILIDADE:
Está associada à chance de determinado evento acontecer. Encontramos a
probabilidade realizando a divisão entre o número de eventos favoráveis pelo resultados possíveis.
Exemplo 1: Em uma gaveta há cinco camisas com as cores
azul, amarela, verde, vermelha e lilás. Qual a probabilidade de você pegar uma
camiseta verde?
Resposta= 1:
5 ou 0,2 ou em porcentagem 0,2 x 100 = 20%
Exemplo2: Em
um sorteio de números, foram colocadas numa caixa bolinhas numeradas de 1 a 60.
Qual a chance de no primeiro sorteio ser escolhida uma bolinha com um número
primo?
Resposta:
Número primo é o número que somente da para dividir exatamente
por 1 e por ele mesmo . Veja os números primos entre 1 e 60:
2,3,4,5,7,11,13,17,19,23,29,31,37,41,43,47,53
e 59
Total de
resultado possível= 60
Total de
eventos favoráveis = 18
18:60 = 0,3
ou em porcentagem 0,3 x 100 = 30%
Exemplo 3:
No lançamento de duas moedas , qual é o numero total de possibilidades de
resultados e qual é a probabilidade de obtermos
duas coroas?
1º moeda= 2
possibilidades cara e coroa
2º moeda= 2
possibilidade cara e coroa
Logo o total
de possibilidades é: 2 x 2 = 4
(cara,cara)
(cara,coroa) (coroa,cara) (coroa,coroa)= 1:4 = 0,25 ou 0,25 x 100 = 25%
Atividades:
1-No
lançamento de dois dados, qual é o número total de possibilidades de resultados
e qual é a probabilidade de obtermos soma igual a 8?
a)( ) 36 e 5%
b)( ) 36 e
14%
c)( ) 6 e 5%
d)( ) 5 e 6%
e)( ) 36 e 6%
2-No lançamento de um dado não viciado, qual é a probabilidade de
obtermos um número maior que 4?
a)( )1:2
b)( )1:3
c)( )1:4
d)( )1:5
e)( )1:6
3- Eliza comprou um pacote de balas de diversos
sabores, e observou que havia 6 balas sabor morango, 5 sabor abacaxi, 10 sabor
uva, 3 sabor cereja. Se Eliza pegar ao acaso uma bala, qual a probabilidade de
ser escolhida uma bala sabor cereja?
Aula do CMSP e TV Educação.
Caderno do aluno de Matemática
Registros feitos durante as aulas
presenciais
Currículo Paulista
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