ROTEIRO DE ATIVIDADES: 15/06/2020 a
19/06/2020
Professora : Marinês
Venâncio Batista
Email:marines@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: MATEMÁTICA
Turmas: 7º A,B,C e D
Número de aulas: 6 aulas de 45 minutos cada
Unidade Temática: Números
Objeto do Conhecimento: Fração e seus significados: como
parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
Habilidades: (EF07MA08) Ler, compreender, comparar e ordenar
frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão
e operador.
(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação
entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes
de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
Competência: Reconhecer que a Matemática é uma ciência
humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em
diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para
solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e
construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
Atividades:
Assista
ao vídeo aula de 10/06 - 7º ano EF - Matemática -
Frações e seus significados do CMSP, TV educação ou Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=M6fzDZNebr8
Tempo previsto: 45 minutos
1- Marcia
ganhou uma Caixa de Lápis de cor com 24
cores.
a) Ela utilizou 6 cores para colorir um
desenho. Qual a fração que representa as
cores que não foram utilizadas?
b) Uma dúzia de lápis de cor dessa caixa
corresponde a que fração do todo?
c) Marcia irá emprestar 8 lápis de cor
para seu irmão colorir um desenho. Que fração representa a quantidade de lápis que será emprestada da
caixa?
Tempo previsto: 45 minutos
2- Fazer a atividade 1 da página 59 do Caderno do Aluno
Volume2.
Tempo previsto: 90 minutos
Assista
ao vídeo aula de 15/06 - 7º ano do EF II – Matemática- Frações e
seus significados parteII do CMSP, TV educação ou Youtube no
link: https://www.youtube.com/watch?v=dTDY_EowjPQ
Tempo previsto: 45 minutos
3- Sabendo
que frações equivalentes representam a mesma quantidade de algo. Simplifique as
frações abaixo e encontre uma fração equivalente na forma irredutível.
Observação 1/3 representa um terço ou seja: traço( _) será representado por
barra( /)
a)4/8=
b)15/30=
c)9/18=
7/21=
Tempo previsto: 45 minutos
Entrega do
Roteiro de Atividades: Até 26/06/2020
Referências:
Aula do CMSP, currículo paulista, caderno do aluno volume2.
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